Sobre

Concepção
A especialização em Gestão do Sistema Prisional é ofertada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em um convênio entre a UFG e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). Só podem se candidatar e cursar esta especialização a) servidores dos sistemas prisionais estaduais; b) servidores do sistema prisional do Distrito Federal; e c) servidores da SENAPPEN. O curso tem 360 horas, em formato totalmente à distância e é reconhecido pelo MEC. Ao concluinte, será emitido o diploma de especialista em Gestão do Sistema Prisional pela Universidade Federal de Goiás.
Destinação
O curso foi projetado conforme a demanda do MJSP, para atender à necessidade de qualificação científica dos(as) servidores do sistema prisional de todo o Brasil. O curso tem por objetivo, essencialmente, qualificar futuros gestores do sistema prisional brasileiro.
Coordenação
A especialização é coordenada e subcoordenada por professores com sólida bagagem científica, inserção universitária internacional e experiência longeva no âmbito de gestão de pós-graduação. José Querino Tavarez Neto, coordenador, é professor titular e diretor da Faculdade de Direito da UFG. Heitor Pagliaro, subcoordenador, é coordenador do mestrado e doutorado em Direitos Humanos da UFG.
Professores(as)
O corpo docente é eminentemente composto por doutores(as), com longa experiência na área da execução penal, segurança pública e direito penal. Além disso, a equipe de professores(as) é bem balanceada, contendo docentes com experiência teórica e docentes com experiência prática no campo da segurança pública.

Conteúdo

→ Compreensão do Sistema Prisional: adquirir conhecimento aprofundado sobre a estrutura, funcionamento e desafios do sistema prisional, tanto nacional quanto internacionalmente.

→ Gestão de Recursos Humanos: desenvolver habilidades para gerir equipes dentro de um ambiente complexo e desafiador como o sistema prisional, incluindo recrutamento, treinamento, motivação e resolução de conflitos.

→ Segurança e Controle: aprender técnicas avançadas para garantir a segurança dos detentos, funcionários e visitantes, incluindo gestão de crises, segurança física e controle de acesso.

→ Reabilitação e Reinserção Social: explorar estratégias eficazes de reabilitação e programas de reintegração social para detentos, visando reduzir a reincidência e promover a ressocialização.

→ Gestão Administrativa e Orçamentária: dominar os princípios de gestão administrativa específicos para o contexto prisional, incluindo gestão de recursos financeiros, planejamento estratégico e gestão de projetos.

→ Ética e Direitos Humanos: refletir sobre questões éticas e direitos humanos no contexto do sistema prisional, garantindo o respeito aos direitos fundamentais dos detentos e funcionários.

→ Legislação Penal e Processual Penal: entender as leis penais e processuais penais que regem o sistema prisional, para aplicar as políticas e procedimentos de maneira legal e eficaz.